29.8.12

Loja de bom gosto


«Indiano irrita judeus com loja de roupa ‘Hitler’
A comunidade judaica da cidade indiana de Ahmedabad não gostou do nome dado a uma loja de roupa, que se chama ‘Hitler’, divulgou o site Gawker na terça-feira, citando a edição electrónica do 'The Times of India'.
"Como é que alguém pode homenagear alguém como Hitler, que é conhecido por ter morto milhões de cidadãos indefesos?", disse um membro da organização Friends of Israel, Nikitin Contractor.
Rajesh Shah, co-proprietário da loja, que abriu recentemente no bairro de Vastrapur, disse que foi apanhado de surpresa pelas reacções, pois não houve reclamações quando a faixa a anunciar "Hitler abre em breve" foi colocada, ficando exposta durante mais de um mês.
Relativamente ao nome da loja, Rajesh explicou que o avô do seu sócio era apelidado de Hitler por ser uma pessoa rigorosa.
"Até solicitarmos permissão para dar este nome à marca só tinha ouvido dizer que Hitler era um homem rigoroso. Só recentemente é que lemos mais sobre ele na internet", explicou.
Contudo, um cliente judeu alega que Rajesh e o sócio sabem perfeitamente quem foi o líder do regime nazi e o que fez, acusando-os de estarem a explorar a sua notoriedade para lucrar.
Aliás, a letra "i" vem acompanhada de uma suástica, símbolo do regime que levou a Alemanha a dar início à II Guerra Mundial.
Rajesh disse que está disposto a mudar o nome da loja, mas só se for compensado pelo dinheiro que já gastaram a registar o nome, a fazer o letreiro e a imprimir material promocional.»

2 comentários:

Poolman disse...

Os srs semita tb irritam-se com tudo... mas o secular símbolo hindu é bastante anterior ao Nacional Socialismo.. mas pronto.. na minha zona de residência tb tenho ciganos que são coitadinhos iguais infelizmente.

Anónimo disse...

Mas porque é que o nome de Hitler ainda causa tantos pruridos passadas que são quase sete décadas sobre a sua morte? Há várias e diferenciadas teses para que tal aconteça. Porém há duas que se sobrepõem a todas as outras. Mas por de tão óbvias e percepcionadas pela maioria das pessoas informadas de qualquer país, não creio ser necessário enumerá-las.
Maria