5.8.11

Apresentação do Elmo de D. Sebastião

A reunião de apresentação do Elmo de D. Sebastião terá lugar no Domingo, dia 7 de Agosto, pelas 16 horas, na Quinta Wimmer (Estrada Nacional 117, ao km 10), em Belas.
São convidadas todas as pessoas que sentem Amor por Portugal e curiosidade de saber acerca do regresso do Elmo de Alcácer-Quibir.
Haverá uma exposição, com cerca de 25 vitrinas contendo centenas de objectos ligados à temática de D. Sebastião, para nos aproximar mais da época do Desejado.
Os três palestrantes serão:
1º O Embaixador Professor Doutor Jorge Preto, que nos falará sobre D. Sebastião e o mito lusíada que ele inspirou.
2º Rainer Daehnhardt, cuja temática será o regresso do elmo e o que as "feridas" nos contam.
3º O Ten. Cor. Pilav. João José Brandão Ferreira, que nos falará sobre a importância do reaparecimento do Elmo de D. Sebastião na nossa geração.
Pede-se aos membros diplomados do Núcleo dos Amigos do Elmo, que venham duas horas mais cedo (pelas 14 horas), para que, individualmente, possam ter o Elmo de D. Sebastião, por um instante, nas suas próprias mãos.
A partir das 15 horas, voltará à sua vitrina (montada então no Pavilhão Indo-Português), onde poderá ser visto por todos, a partir das 16 horas.
Saudações sebastianistas,
Rainer Daehnhardt

3 comentários:

Lefrontier disse...

Parabéns! Formosa façanha. :) Esperemos pela publicação de mais (e muitas fotos) detalhadas. De novo, parabéns.

Anónimo disse...

Por mim agradeço-lhe voltar a lembrar-nos desta que, acredito, sera uma magnífica Exposição. Tenho aqui uma nota sobre a mesma desde há largas semanas, mas já quase me esquecia. Vou fazer os possíveis por comparecer. Sou leitora e admiradora de tudo quanto este Senhor escreve e publica. E cliente da sua loja nas Amoreiras desde há muitos anos.
Maria

Anónimo disse...

Fui, ouvi e adorei. As palestras foram muitíssimo elucidativas. Rainer D., como é seu timbre, conhecedor profundo da nossa História e particularmente de todos os acontecimentos relacionados com a vida e com a (presumível) morte trágica de D. Sebastião, bem como de todas as peripécias por que passaram o Elmo e os dois capacetes pertencentes ao Rei Desejado, foi brilhante e só foi pena não ter prolongado um pouco mais as suas esclarecidas revelações, mas deduzo não ter podido fazê-lo dado o tempo destinado a cada palestrante.
Lastimo imenso ter perdido a alocução do Sr. Ten. Cor. Brandão Ferreira, de cujos escritos e crónicas sou fiel leitora, mas em virtude do adiantado da hora para a familiar que me acompanhou, foi-me impossível permanecer mais tempo.

Espera-se e deseja-se que este marcante acontecimento tenha sido filmado e/ou fotografado, senão, principalmente gravado, porque merece ficar registado para conhecimento das gerações vindouras ou, como soe dizer-se, para memória futura.
Parabéns aos palestrantes e muito particularmente ao ilustre anfitrião e promotor de tão patriótico quão oportuno acontecimento.
Maria

p.s.: Cheguei um pouco tarde à reunião e, devo dizer, razoàvelmente envergonhada pelo facto, mas não foi por culpa minha como refiro acima. Porém não tardou muito para que ficasse em paz com a minha consciência... Muitas outras pessoas chegaram bem mais tarde do que eu e para minha (agradável) surpresa também o Sr. D. Duarte chegou bastante tempo depois de mim, certamente por motivos de força maior.