17.2.11

Afinal, Nazis já faziam filmes em 3D

O realizador Philippe Mora descobriu dois filmes de propaganda nazi filmados a três dimensões em 1936, mais de uma década antes de o formato 3D ter começado a ser utilizado nos Estados Unidos.
A notícia foi dada pela revista norte-americana "Variety". O realizador australiano Philippe Mora descobriu dois filmes de propaganda nazi a três dimensões, a preto e branco, com a duração de 30 minutos. Datados de 1936, "os filmes foram filmados a 35mm, aparentemente com um prisma à frente de duas lentes", disse o realizador australiano à "Variety", que acredita que podem existir mais filmes nazis neste formato, que só em meados de 1950 começou a ser utilizado nos Estados Unidos.
"A qualidade dos filmes é fantástica", fez notar o realizador, que descobriu os filmes nos Arquivos Federais de Berlim, durante uma pesquisa para um documentário sobre a utilização da imagem para manipular as massas no regime nazi, que se vai chamar "Como o Terceiro Reich foi Gravado" ("How the Third Reich was Recorded"). Um dos filmes é um musical filmado durante o carnaval; o outro, retrata actores alemães nos bastidores de um estúdio.
Segundo o realizador, os filmes "foram feitos por um estúdio independente para o ministério da Propaganda de Goebbels e eram chamados de 'raum film' - filmes do espaço -, o que pode explicar por que motivo ninguém se apercebeu de que eram 3D". Para Philippe Mora, esta descoberta mostra como a tecnologia alemã da altura era desenvolvida.
A "Variety" escreve que Philippe Mora já tinha utilizado, no seu filme "Swastika", de 1973, imagens privadas de Hitler e Eva Braun a cores, filmadas muito antes de a tecnologia se ter banalizado.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma prova de que aquilo não era só fanatismo e obscurantismo como dizem os livros da história. Já nem sequer vou falar na questão dos 6 milhões, uuuupsss....