15.9.10

Pensamentos de Alfredo Pimenta - V

«Simplesmente, a Democracia é, por definição, por essência filosófica, por natureza específica, anti-católica - porque repele o conceito fundamental da origem do Poder proclamado pela Igreja. Para esta, todo o Poder vem de Deus; para a Democracia, todo o Poder vem do Povo. Conceitos irreconciliáveis. Tem-se posto em prática muitos esforços para os conciliar; mas todos eles partem da Igreja; a Democracia não abdica, não transige, não se conforma. As soluções da origem imediata ou mediata não são obra da Democracia - porque para esta não há dúvidas nem hesitações: o Poder vem da massa popular, manifestado pelo Número. Não me consta que Deus seja ou possa ser cacique eleitoral.
E por isso Leão XIII repudiava o sentido político da palavra Democracia.»(1)
«... Os princípios democráticos são falsos, aqui e em toda a parte, porque uma vez aplicados, em toda a parte e aqui, resultam falência e perturbação.»(2)
«... A superstição democrática é a mais prejudicial de todas quantas a Loucura humana foi capaz de criar.»(3)
«... A Democracia é, por definição, por essência filosófica, inimiga de Deus - tal como o concebe e o proclama a Igreja católica. O mundo actual geme debaixo do joelho tirânico e brutal da Democracia que o estrangula sob os seus dedos de ferro, ameaçando-o com a bomba atómica.»(4)

Notas:
(1) - In Eu e as Novidades, p. 21, Publicações Pola Grey, Porto, 1942.
(2) - In Política Monárquica, p. 58. Empresa Lusitana Editora, 1920.
(3)- In Nas Vésperas do Estado Novo, p. 168, Livraria Tavares Martins, 1937.
(4) - In Três Verdades Vencidas: Deus - Pátria - Rei, p., XVI, Org. Bloco, Lda., 1949.

2 comentários:

Skedsen disse...

Bom dia caro Nonas. Diga-me por favor, onde será possível arranjar estes livros do António Pimenta? É que tenho procurado em livrarias e alfarrabistas e nada. Obrigado.

nonas disse...

Tente e insista nos alfarrabistas de Lisboa e do Porto com muita paciência.