28.4.10

Mussolini visto por Winston Churchill em 1927

“O génio romano, personificado por Benito Mussolini, o maior legislador vivo, mostrou a diversas nações que se pode resistir ao comunismo; traçou o caminho que uma nação pode seguir quando é dirigida com coragem. Com o regime fascista, Mussolini estabeleceu uma orientação central que os países empenhados na luta contra o comunismo não deveriam já hesitar em tomar como exemplo. Se fosse italiano, tenho a certeza de que teria apoiado Mussolini do princípio ao fim. É uma palermice pensar que o regime italiano não assenta numa base popular ou que não se mantém no poder com o consentimento activo da grande maioria da população italiana. Fiquei fascinado, como muitos outros, pelo comportamento muito simples de Mussolini, pela calma e a serenidade que mantém apesar de tantas responsabilidades e tantos perigos. É evidente que não pensa senão no bem-estar duradouro do povo italiano, tal como o concebe, e não atribui a mínima importância a considerações de menor peso. Está a fazer do seu país uma potência aceite e respeitada no mundo. A Itália redescobre a grandeza imperial do passado.”

Declaração à imprensa, em Janeiro de 1927,
por Winston Churchill, ministro das Finanças britânico.

In Dominique Venner, O Século de 1914 – Utopias, Guerras e Revoluções na Europa do Século XX, Civilização Editora, 2009, pág. 217.

Nota: Curioso é Mussolini ter sido assassinado por dois agentes secretos do MI6 a 28 de Maio de 1945, às ordens de Churchill como o prova Giorgio Pisanò no livro "Gli ultimi cinque secondi di Mussolini".

3 comentários:

Anónimo disse...

O Churchil nunca passou de um porco oprtunista.
Quando o seu poder foi ameaçado se nao fizesse o que a judiaria queria, mudou logo de ideias em relaçao ao Genio Mussolini.

Alem disso nao passou de um criminosozeco pois mandou bombardear cidades civis com bombas incendiarias como em Dresden.


Ha incrivelmente (ou por interesse) ainda quem considere este porco gordo como uma grande home.

Anónimo disse...

Duce Duce Duce!

http://www.youtube.com/watch?v=6Oyqede64GU

Mussolini-Salazar-Franco-Hitler

Marcos Pinho de Escobar disse...

Mas nada disto vai macular a democratérrima craveira do grande malandro...