2.12.09

Livro: Em Nome da Pátria de Brandão Ferreira



A Livros de Hoje deu à estampa este magnífico livro "Em Nome da Pátria" da autoria do Tenente-Coronel Piloto-Aviador João José Brandão Ferreira, no qual o autor disserta ao longo das 588 páginas, de uma forma esclarecida e esclarecedora sobre Portugal, o Ultramar e a Guerra Justa.
Uma das páginas mais brilhantes do livro é o capítulo Porque desistimos da Guerra, no qual faz um retrato da traição de Marcello Caetano.
Há a salientar no seu Anexo, as magníficas entrevistas do Tenente-General Silvino Silvério Marques e do Inspector Óscar Cardoso.
É, na verdade, um livro grande e um grande livro em que Brandão Ferreira está em grande!
Leitura obrigatória!

3 comentários:

Antonio Cruz disse...

A guerra em Africa era justa?
Para os oficiais do quadro permanente, era mais do que justa. Era necessária!
Era bom que o cidadão Brandão Ferreira tivesse abordado essa perspectiva.
Também é bom que se diga que os soldados portugueses tiveram uma postura digna na guerra nos territórios da guiné,Angola e Moçambique.
Já o mesmo não se pode dizer dos oficiais!

Maria disse...

Sr. Antonio Cruz. Deve falar do que sabe ou conhece para assim descrever a postura dos soldados. E a dos oficiais. Todavia, não generalize,porque oficiais há que tiveram uma conduta irrepreensível na guerra em África. Ou era preciso pertencerem ao MFA para serem dignos e honrados? Nisso tudo, as famílias é que sofreram, nunca sabendo se teriam de volta os entes queridos. Inteiros fisicamente alguns voltaram, psicologicamente decerto que não, pois a guerra deixa feridas indeléveis na mente. Mas cá está, os bravos heróis são incólumes...não creio.

Unknown disse...

Não sou do tempo da guerra, mas pelo que li e pelo que escutei, do escritor, é uma versão diferente, das que me contavam.
Este sim um Homem que diz o que sente e fala do que sabe.
Parabens.