1.9.09

Bilderberg, Ferreira Leite e Manuel Pinho

"O grupo de Bilderberg é sinónimo de influência e ao mesmo tempo de secretismo. Entre 14 a 17 de Maio, a sua reunião anual juntou a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, e o então ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, em Atenas, na Grécia. Os dois cruzaram-se no encontro, mas ao CM o ex-governante destacou, apenas, que o resultado do debate de conjunto “foi muito interessante”.
Neste clube de reflexão, com 55 anos de existência, em que participam tradicionalmente líderes da Europa e dos Estados Unidos, só a lista de presenças é pública, além do enquadramento da reunião. E cabe a um português, Francisco Pinto Balsemão, indicar os nomes de figuras nacionais para participarem no encontro anual, sendo o único membro luso do clube que tem por objectivo apontar linhas políticas.
Algumas das personalidades nacionais que já participaram nestes encontros foram António Guterres, Santana Lopes e José Sócrates. Em comum têm o facto de terem estado presentes nas reuniões um ano antes de serem chefes de Governo. Durão Barroso participou em três: 1994, 2003 e 2005.
Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos convidados em 1998. Na altura era presidente do PSD e recorda, por exemplo, a presença do então líder do PSOE, Joaquín Almunia. Ao CM destaca que participam “pessoas que têm alguma influência na sociedade” naquele momento. Em 2008, António Costa (PS) e Rui Rio (PSD) foram os convidados."

Sem comentários: