22.4.09

Livro: O Santo que salvou Portugal do Correio da Manhã

3 comentários:

Diogo disse...

Não compreendo esta adoração por Nuno Álvares Pereira…

nonas disse...

Caro Diogo,
Não se trata de adoração. Trata-se, apenas e só,de reconhecer o mérito de Nuno Álvares Pereira e da sua vida e o despreendimento espiritual dos bens materiais. Não se pode esquecer que era dono de metade do nosso país.
Sabe de alguém nos dias de hoje que fosse capaz de tal despreendimento?
O facto de ter sido um militar com todos os feitos militares não merece o nosso respeito e reconhecimento.
O facto de ter sido vencedor nas batalhas de Atoleiros e Aljubarrota garantiu a independência e soberania de Portugal face a um país invasor.
Acho que são razões suficientes e não me quero alongar mais, sugiro a leitura de livros sobre o Condestável para melhor o entender e melhor entender a História de Portugal.
Acima de tudo, Nuno Álvares Pereira é um símbolo português e faz parte - por mérito próprio - do inconsciente colectivo nacional.

P.G. disse...

De louvar o esforço do Nonas para divulgar a figura de Nuno Álvares, essencial de se estudar nos dias incertos que correm. Ainda mais quando a ignorância do nosso país consegue obter testemunhos de tão profundo desconhecimento pela personalidade que só podem desembocar em insultos e afirmações parvas.
O que valé é que resta ainda pessoas como nós e o Tenente-Coronel Brandão Ferreira para aguentar isto.
Porque esses são os verdadeiros "Portugueses".
Os outros são meros habitantes que caíram aqui de pára-quedas.
Já agora, dizer que até ao dia 3 de Maio vai estar patente uma exposição sobre Nuno Álvares Pereira no Convento do Carmo, e também na Biblioteca Nacional.
Com os melhores cumprimentos.