28.3.09

Rodrigo Emílio: selecção poética

A melhor forma de recordar Rodrigo Emílio é ler, meditar e cantar a sua solar, vibrante, encantatória e musical poesia da qual deixo alguns exemplos nesta simples e curtíssima selecção que acaba por ser um renovado de manifesto de fidelidade.

«PREFA(S)CIO» — II

De entre todos os motivos
porque sulco os loucos trilhos
de extermínio
em que me abismo,

sobressaem, sempre vivos:

os meus livros,
os meus filhos
e o fascínio
do fascismo.


In Poemas de Braço ao Alto, 1982, p. 20.

«EDITAL DO POETA ÀS PORTAS DA MORTE
(PARA AFIXAR EM VOZ ALTA)»

Ao Walter Ventura — que é, a vários títulos,
o meu (w)alter-ego —. Com afectuosa cumplicidade.


É preciso que se saiba por que morro
É preciso que se saiba quem me mata
É preciso que se saiba que, no forro
Desta angústia, é da Pátria tão-somente que se trata.

Se se trata de pedir-Lhe algum socorro,
O Seu socorro vem — a estalos de chibata...
E não ata nem desata o nó-cego deste fogo,
Que tão à queima-roupa me arrebata,

A não ser com a forca a que recorro
— E que é barata...

(É preciso que se saiba por que morro,
Enforcado no nó d’uma gravata!)

Jazigo, deserto, morro,
Baldio ou bairro-da-lata:
Não importa, já, ao certo, saber onde...
Andar à cata de data...

— É preciso que se saiba por que morro,
No meio deste monte de sucata!...

É preciso que se saiba por que morro
— E que és Tu, Pátria ingrata, quem me mata!

In Poemas de Braço ao Alto, 1982, p. 253.

POEMA ANTI-YANKEE

À Bolsa de Nova Iorque,
without love.
Ó idólatras
dos dólares,
energúmenos
dos números:

— Guardai as vossas
esmolas,
para a Europa
dos chulos...

... E ficai-vos com
os trocos;
ou cambiai-os
em rublos!...

In Poemas de Braço ao Alto, 1982, p. 264.

INDÍCIO (DE OURO...)

Não me digam que não ouvem,
Na pulsação da manhã,
Sinfonias de Beethoven
e Prelúdios de Chopin!?...
Não me digam que persiste,
Convosco, a música triste,
O aroma de pesar,
D’alguma ária de Liszt,
D’algum requiem de Mozart?!...

— Necessário é coroar,
só d’élans,
o coração,

E erguer, a prumo, no ar,
Manhãs
de Restauração!

In Poemas de Braço ao Alto, 1982, p.331.

1 comentário:

philmarie disse...

Graças a minha amiga Raquel Guedes, do grupo Bandeira Branca e da Causa Tradicionalista, descubro hoje este insigne poeta e estes belíssimos versos. Generosidade de Deus me conceder tamanha emoção estética.