20.3.09

Livro: Lusitanos no tempo de Viriato de João Vaz

A Ésquilo editou este mês o interessante trabalho "Lusitanos no tempo de Viriato" da autoria do Dr. João Vaz que, nas suas 240 páginas, nos dá uma imagem da forma de viver, combater e morrer dos Lusitanos.

4 comentários:

Aécio disse...

Posso estar a cometer um erro injusto para este autor. Tantas vezes são referidos os Lusitanos e sempre esquecidos os Cónios do Alentejo e do Algarve que muito fizeram para sermos aquilo que somos hoje.

Anónimo disse...

Um livro brilhante.

Carlos Rito

Anónimo disse...

Sou o próprio autor e quero dizer a Escarapão que não está a cometer nenhuma injustiça.Os Cónios, os Túrdulos e outros povos que também estavam no actual território português e contribuíram grandemente para a formação daquilo que nós somos hoje. Mas a verdade é que a minha investigação se centra SÓ sobre a Lusitânia pré-romana e nem sequer abrange a época romana. Também tenho como objectivo, como poderá ver se ler o livro, desmontar o mito de que nós somos os herdeiros directos dos Lusitanos. Os próprios Lusitanos, como demonstro, são já o resultado de muitas influências.

Aécio disse...

Agradeço o esclarecimento. Embora agora não tenha muito tempo, tentarei assim que possível ler esta obra que me parece relevante.