6.11.08

Planos para Linz nacional-socialista

No Público de ontem:

«Exposição exibe plano nazi para Linz, a capital da cultura de 2009

05.11.2008, Sofia Cerqueira
A Linz, a cidade austríaca capital europeia da cultura de 2009, inaugurou uma exposição sobre os planos megalómanos de Adolf Hitler para a cidade onde passou a sua infância.
Antecipando a intensa agenda cultural do próximo ano, a cidade do Danúbio exibe A capital cultural do Führer no Linz Palace Museum, uma mostra que já causou polémica. Em causa está a exibição dos inúmeros projectos de Hitler para aquela que seria uma das cinco "cidades do Führer", juntamente com Berlim, Munique, Hamburgo e Nuremberga.
Nos planos do líder contava-se um museu num edifício com um quilómetro de comprimento, que albergaria uma vasta colecção de arte (na sua maioria obras de colecções privadas judaicas), um teatro monumental, uma sala de ópera e o Hotel Adolf Hitler - alguns dos projectos desenhados ao detalhe, que ficaram por realizar. A exposição inclui ainda algumas obras proibidas durante o período nazi, mas também outros exemplares que eram encorajados e admirados pelo regime. Os críticos da exposição defendem que a mostra glorifica a ditadura do III Reich, mas Martin Heller, director artístico de Linz 2009 - capital da cultura, defende que é preciso derrubar o passado nazi da cidade. "Quisemos mostrar a forma como as ambições culturais e políticas estavam juntas na era nazi", disse Heller à BBC. Apesar dos planos megalómanos de Hitler, a terceira maior cidade da Áustria, berço do filósofo Ludwig Wittgenstein, só agora irá tornar-se uma verdadeira capital cultural, juntamente com Vilnius, na Lituânia, com quem partilha o título em 2009. O programa cultural arranca no ano novo, com um festival de três dias, que incluirá exposições e concertos. Em 2012, será a vez de Guimarães ser uma das capitais europeias da cultura.
Os projectos que agora serão expostos incluíam um museu gigante, um teatro monumental e sala de ópera.»
Por sua vez a Spiegel Online ao noticiar regalou-nos com estas magníficas imagens:



Sem comentários: