2.11.08

Aristides de Sousa Mendes é um "mito criado por judeus"

"Um dos capítulos do livro, porventura o mais polémico, chama-se "A mitificação de Aristides de Sousa Mendes". O embaixador acusa o cônsul de "actuação irregular". "De forma totalmente irrealista, fala-se em 30 mil" o número de vistos "concedidos em apenas alguns poucos dias pelo cônsul e seus familiares, de forma cega, no consulado e até nos cafés da vizinhança". Themido sublinha "a necessidade de manter disciplina nos serviços que de forma directa ou indirecta pudessem, com a sua actuação, afectar o estatuto de neutralidade" do país. Para o embaixador, Aristides foi um "mito criado por judeus e pelas forças democráticas saídas do 25 de Abril". E mais à frente: "quando a família" do cônsul, "grupos judaicos e forças da esquerda ressuscitaram o assunto, procurei saber mais sobre o ocorrido". Observa que Aristides apenas "pertencia à carreira consular, considerada carreira menor em relação à carreira diplomática". Por outro lado, o processo disciplinar ao cônsul em Bordéus "foi o último de vários de que foi alvo ao longo da carreira, quase sempre por abandono do posto ou concussão". Nota que a maioria dos processos "desapareceu misteriosamente" do MNE e que o de Bordéus está "incompleto". Assim, considera "incompreensível criticar" o Ministério, "incluindo o ministro, por ter aplicado a lei nas circunstâncias da época".

Mais uma achega para o mito de Cabanas de Viriato pelo testemunho do Embaixador João Hall Themido, in Uma Autobiografia Disfarçada, Editora Ministério dos Negócios Estrangeiros - ID, 216 págs.

4 comentários:

pte disse...

Não foi um Mito criado por Judeus. Foi um Mito criado por uma Organização Maçónica, de propaganda da esquerda contra o Estado Novo em Portugal, com o unico intuito de difamar um Estadista e Elogiar um outro injustamente. Não passa de baixa politíca e falsificação da História.

nonas disse...

Julgo que a citação do Embaixador Hall Themido é mais que esclarecedora e esclarecida.

Alonso Maria disse...

Concordo plenamente

Anónimo disse...

O mito ASMendes é mais um, à semelhança dos mitos HDelgado e CEufémia, com o único objectivo de caluniar o Estado Novo, o Estadista Oliveira Salazar. E a mentira é de tal ordem, que há elementos que estão abafados, caso da amante do AMendes, que lhe rebentou com o pouco que tinha, pois era um mau gestor, além da numerosa família que tinha. Só não se entende porque os filhos o abandonaram na miséria..., até se percebe, pois ao casar com a amante, os filhos sentiram um insulto à mãe já falecida. Era a "bondade" em pessoa.