1.9.08

Livro: Salazar e Alfredo Pimenta – Correspondência, 1931-1950

"Salazar e Alfredo Pimenta – Correspondência, 1931-1950" foi editado pela Editorial Verbo no passado mês de Julho. Volume de 440 páginas, com um prefácio do Prof. Dr. Manuel Braga da Cruz, com toda a correspondência entre estes dois vultos cumeeiros das Inteligência e Política portuguesas.
Já o Dr. João Barroso da Fonte no seu livro “Alfredo Pimenta – da praxis libertária à doutrinação nacionalista”, dado à estampa pela Editora Cidade Berço, em 2005 havia feito referência n`”Uma explicação necessária” à edição da epistolografia entre Alfredo Pimenta e Salazar.

Quer eu quer o Manlius havíamos referenciado a publicação deste livro.
Três anos depois, temos à disposição de todos os que se interessem por esta matéria este extraordinário volume que apenas peca por uma deficiente revisão. Dele ressaltam, logo e à partida, a profunda e sincera amizade e o altíssimo respeito entre ambos.
Salientem-se os diversos alertas do escritor vimaranense para Salazar sobre o momento político-cultural que se viveu nesse período da vida portuguesa, muito principalmente, no que dizia respeito a Marcello Caetano e aos ventos da história, dos quais farei referências em próximos postais.

2 comentários:

Anónimo disse...

o amigo Nonas sempre a contribuir para uma blogosfera Nacionalista cada vez mais elucidada e doutrinada.
Bem haja

RS

Anónimo disse...

A capa do livro é que podia muito bem ter outra cor... mas certamente o conteúdo compensa.
Mais um livro imperdível.