10.6.08

10 de Junho, Dia da Raça

Parafraseando o Manlius no seu magnífico, esclarecido e esclarecedor texto A propósito do 10 de Junho, este é "o Dia de Todos os Verdadeiros e Leais Portugueses". O nosso 10 de Junho é o Dia de Portugal - do único e verdadeiro Portugal de 1140, de 1640, de 1926 - e nunca o Portugal dos traidores: Conde Andeiro (1385); Cristóvão de Moura (1580); Miguel de Vasconcelos (1640); Gomes Freire de Andrade (1817); D. Pedro, o Imperador do Brasil (1832); da I república (Afonso Costa, Machado dos Santos, entre muitos outros); da II república (Jorge Botelho Moniz, Henrique Galvão, Humberto Delgado, Marcello Caetano); da III república (António de Spínola, Costa Gomes, Mário Soares, Álvaro Cunhal, Melo Antunes, Almeida Santos, entre muitos e muitos outros) - ferido de morte em 1820, entrou em coma em 1974, agravou o seu estado comatoso 1985 e estando, este ano, está às portas da morte.
Os nossos Portugueses são os nossos Reis das Dinastias Afonsina e de Aviz e a sua Ínclita Geração, D. Nuno Álvares Pereira, João das Regras, João Pinto Ribeiro, Duarte de Almeida (O Decepado), D. Sebastião, Luís Vaz de Camões, D. Miguel I, José Joaquim Sousa Reis (O Remexido), Gil Eanes, Bartolomeu Dias, Diogo Cão, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, D. Francisco de Almeida, D. João de Castro, Hermenegildo Capelo, Roberto Ivens, Serpa Pinto, António Maria Cardoso, Vítor Cordon, Paiva de Andrade, Mouzinho de Albuquerque, João de Almeida, Teixeira Pinto, Caldas Xavier, João de Azevedo Coutinho, António Ennes, Aires de Ornelas, Paiva Couceiro, Sidónio Pais, Salazar, Fernando Pessoa, António Ferro e todos os combatentes/defensores por um Portugal muito Antigo, Moderno e Eterno.

12 comentários:

Anónimo disse...

O único e verdadeiro Dia de Portugal é o dia 24 de Junho, o dia da Batalha de São Mamede.

O texto escrito por José Matoso "A Primeira Tarde Portuguesa" é um dos poucos textos verdadeiramente NACIONALISTAS que foram escritos em Portugal!!!

O resto, vindo dos pseudo-nacionalistas deste país, são apenas textos onde se confunde fascismo (e teorias afins) com NACIONALISMO.

O dia da "raça" mete pena! E estes nacionaleiros que andam pela blogosfera dizendo-se patriotas só dão vontade de rir (para não ter que chorar com o estado a que isto chegou).

Pedro Miguel Cunha Coutinho

nonas disse...

O sr, Cunha Coutinho tem como referência o prof. dr. José Matoso como autor de «um dos poucos textos verdadeiramente NACIONALISTAS que foram escritos em Portugal!!!».
Ainda bem que o disse, pois assim aproxima-se do nacionalismo de Mário Soares, de Sócrates e afins.Uns verdadeiros nacionalistas... democratas!
Com jeitinho, ainda tem algum apreço por António Louçã e Fernando Rosas. É tudo uma questão de tempo... Uns verdadeiros nacionalistas... democratas!
Estou certo que o incomodam historiadores como Alfredo Pimenta, Caetano Beirão e João Ameal.
Está «claramente visto» que textos sobre Fascismo, Nacional Socialismo, Nacional Sindicalismo nada têm a ver com Nacionalismo.
Meu caro, pois com democracia e comunismo é que nada têm a ver!
Uma sugestão: se o incomoda os "nacionaleiros" (termo que não conheço" que andam pela blogosfera, só tem uma coisa a fazer: não consulte esses blogues e denuncie-os ao SOS Racismo, à Procuradoria Geral da república, ao SIS, à PJ, à PJM, aos jornais para se ver livre deles!

Anónimo disse...

O Sr. Nonas sabe o que é o nacionalismo que lhe ensinaram, esse que veio da Itália (fascismo, nacional sindicalismo, etc).Veja lá o sr. Nonas que o seu "nacionalismo" é importado! Realmente o Nacionalismo, como eu o entendo, é relativo à valorização da Nação e, como tal, está acima da democracia, do comunismo, do fascismo, etc...É claro que o fascismo e afins fazem uma apologia de um nacionalismo de pacotilha...
Depois custa-me ver alguém a misturar os reis da primeira dinastia com aspirantes a reis (e portanto reizetes) como Salazar...Poder prepétuo só um REI o deve ter!
Utilizei o termo "nacionaleiro" da mesma maneira que alguns dos seus "camaradas" usam o termo "abrileiros" quando se querem referir a uma certa cáfila que se "fez" com Abril...

Portugal tem uma História bonita, em que se venceu pelas armas, se lucrou com a descoberta e se aprendeu com a tolerância. Temos uma História Única, que muitos julgando que a estão a respeitar, a desrespeitam de uma maneira vergonhosa!

Cumprimentos,

Pedro Miguel Cunha Coutinho

PS:Conheço os historiadores que referiu e conheço particularmente bem a obra de Alfredo Pimenta que obviamente respeito. Contudo não me agrada, como já deve ter percebido, o Integralismo Lusitano, que se por um lado tem aspectos interessantes, por outro tem aspectos com os quais não concordo em absoluto...

Quanto ao Professor José Matoso espero que tenha consciencia que está a falar de um homem irreprensível do ponto de vista científico...

Anónimo disse...

"irreprensível do ponto de vista científico..."

T'ás a ver Nonas, com estes gajos da ciência estamos fodidos.
Vamos mas é esperar que eles descubram a solução para a gripe das aves.

P.s. - E realmente isso de andar a misturar reis com Salazar, não se faz!
Óh ignorância!

Optio

Anónimo disse...

O Pedro Miguel Cunha Coutinho é o Jansenista???

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 12.21: Se achar que o estudo da História não é uma Ciência, pode sempre divertir-se com as histórias da Carochinha...
E, volto a repetir, o Professor José Matoso como historiador é irrepreensível, quer se goste ou não se goste...

Ao Anónimo da 1.53: Não sou o Jansenista.

Pedro Miguel Cunha Coutinho

Anónimo disse...

Ò sr. Pedro Miguel,
E o estudo dos seis milhões, também é uma ciência ou é história da carochinha?

É só por uma questão de estatística.
A estétistica tembém é uma ciência, não é?

Optio

Anónimo disse...

Eu não sei se morreram 3, 4, 5 ou 6milhões mas imagino que tenha morrido bastante gente...E o sr. acha que não morreu ninguem?

Anónimo disse...

ah! afinal a História é uma ciencia pouco exacta!
Tem a exactidão dos vencedores e afins.
Na segunda G.G. o numero de vitimas, segundo consta, ronda os 90 milhões, sem contar com os que morreram nos campos de "reeducação" aliados.

Mas eu referia-me aos 6 milhões de benfiquistas!!!
Este numero tem qualquer coisa de...não sei bem?

P.s. - Onde é que o sr. estava no 25 d'abril?

Optio

Anónimo disse...

Optio:

Não me respondeu à minha pergunta...Pode dizer que os Nazis nunca mataram nenhum judeu nos campos de concentração (que aliás nunca existiram)...
Gosto muito de ver estes "tuguinhas" armados em Nazis!E depois são todos muito patriotas e nacionalistas! Alguns são tão nacionalistas que preferem tatuar ter uma suástica tatuada do que a Bandeira Nacional..Enfim...

No 25 de Abril de 74 estava fora de Portugal...Obviamente que não lhe vou dizer onde (nem a fazer o quê) porque não faço a minima ideia quem é e não tem nada que saber tanto como eu...Não me leve a mal...

Vítor Ramalho disse...

Nonas

Muito tempo perdes tu com reaccionários deste calibre.
Esta gente que não mexe uma palha para defender a Pátria e o povo, anda de blogue em blogue à procura de razões para não fazer nada.
Tipos destes acabam todos em partidos do sistema, pois vendem-se por menos de trinta dinheiros.

Anónimo disse...

Assim é que é falar.
O Ramalho têm-os no sítio!