4.5.08

A qualidade da democracia portuguesa

No Diário de Notícias de hoje vem o artigo Democracia portuguesa é das piores da Europa assinado por João Pedro Henriques.
«A qualidade da democracia portuguesa está longe de ser comparar às melhores democracias europeias. Ao invés, encontra-se bastante abaixo da média, situando-se ao nível de países como a Lituânia e a Letónia, e só acima da Polónia e da Bulgária.
As conclusões são da Demos, uma organização não governamental (ONG) britânica que tem por principal objectivo "pôr a ideia democrática em prática" através, por exemplo, de estudos.(...)»

Segundo o articulista e o estudo, a democracia portuguesa é das piores da Europa passando este certificado de má qualidade.
Das duas uma, ou o articulista ou os autores são nazis-fascistas-xenófobos-racistas ou passa a ser um caso de polícia para a ASAE.
Afinal, o 25 de Abril foi feito para trazer a bela democracia ao nosso país. Mas, há uma falta de adaptação e de entendimento 34 anos depois. Ou o povo português não se entende com a democracia ou vice-versa.
Parece-me, sem dúvida, que o povo português se está a marimbar para o "esforço heróico" dos abrileiros e seus coveiros!

1 comentário:

Joaquim M.ª Cymbron disse...

Os amoucos do culto democrático não se resignam quando os acontecimentos desmentem as pretensas virtudes do sistema. E vá então de buscar bodes expiatórios.

É o povo português que não se dá bem com a democracia? --- Eu acho que o nosso povo se entende perfeitamente com ela e, neste campo, até dá provas de uma maturidade que supera, em muito, a dos demais povos. Os Portugueses levam a democracia tão a sério que, nas nossas mãos, ela produz o único resultado possível: confusão!