14.10.07

O Julgamento: a mentira em exibição

Aí está a versão tuga e abrileira da manipulação e da propaganda do cinema - foleiro, rasca, mentiroso e falso. Em exibição está "O Julgamento" que "mostra" as torturas da Pide e, logo por azar, não é que dois grandes resistentes anti-fascistas como Saldanha Sanches (ex-PCP e ex-MRPP) e Edmundo Pedro (ex-LUAR) comentaram que: “as cenas de tortura são exageradas”; "nunca ouvi relatos de espancamentos em tipos nus”, ou “nos anos 70, a PIDE já não queria matar. Nem deixar vestígios físicos da violência."
Quem pagou e financiou esta falsificação, esta mentira - não é barata! - este filme da treta?
"O filme tem um orçamento de cerca de um milhão de euros, conta com a participação financeira do Instituto do Cinema e Audiovisual e tem co-produção da TVI, que irá exibir o filme no próximo ano, num formato de mini-série de três episódios e também na versão em longa-metragem."
Depois do filmezeco "Julgamento", vai transitar em julgado um filme sobre o Tarrafal, esse tenebroso campo de concentração salazarista/fascista?
Já agora, que tal um filme sobre as sevícias praticadas pelo Copcon durante o PREC e as prisões com os mandatos de captura em branco feitas sob as ordens de Otelo Saraiva Carvalho?

Sem comentários: