10.8.07

Amândio César e Tomaz de Figueiredo

Quis a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez homenagear dois Senhores da sua terra: Tomaz de Figueiredo e Amândio César. Decidiu-se e bem baptizar a sua biblioteca como Biblioteca Tomaz de Figueiredo e o arquivo pessoal de Amândio César cedido à Câmara como Arquivo Amândio César.
Assim honra a Câmara Municipal dois dos seus mais ilustres munícipes escapando à ditatura cultural da esquerda - nascida nos anos 50 - para além de editar e patrocinar dois extraordinários In Memoriam de Amândio César: "Amândio César - 1921-1987" dado à estampa em 1989 e que conta com as colaborações dos seus amigos António José de Brito, Rodrigo Emílio, Couto Viana, Carlos Eduardo de Soveral, José Moreira entre muitos outros e "Homenagem ao escritor na sua terra natal" publicado em 2006 tendo entre as colaborações Couto Viana e José Moreira, o editor da Pax que foi o grande responsável e incentivador dos In Memoriam. Este álbum é ilustrado com várias fotografias do homenageado, capas de vários livros, cartas de e para o escritor minhoto e três retratos do celebrado.
Os interessados devem pedi-los para:
casadasartes@cm-arcos-valdevez.pt
Está de parabéns a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez pelo seu extraordinário e difícil labor cultural em prol da Cultura portuguesa.

Sem comentários: