2.7.07

As cartas de Alfredo Pimenta para Salazar

O nosso amigo e camarada Manlius faz uma referência ao espólio das cartas de Alfredo Pimenta que estão na Torre do Tombo e que são parte do Arquivo Salazar.
Pois bem. As cartas de Alfredo Pimenta para Salazar, o Grande Português, foram consultadas pelo Dr. Barroso da Fonte e estão na caixas 215, 216 e 217, pasta 6.2.1. (cfr. nota 28, pág. 376.).
O Dr. Barroso da Fonte, no seu interessante livro "Alfredo Pimenta - da praxis libertária à doutrinação nacionalista", informa que não foi autorizado pela Família de Alfredo Pimenta a publicá-las porque esse encargo foi entregue ao reitor da Universidade Católica, o Sr. Prof. Dr. Manuel Braga da Cruz (pág. 6).
Curiosa e interessante seria a publicação das cartas-respostas de Salazar a Alfredo Pimenta que estarão na posse do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
Espera-se que esse epistolário veja o luz do dia já que é um contributo para o estudo das personalidades de Alfredo Pimenta, de Salazar e do Estado Novo.
Preocupante e não surpreendente é o desaparecimento de páginas do Arquivo Salazar como essa de Pimenta para Salazar a respeito de Karl Wissemann.
Se calhar, o melhor será procurar em Moscovo...

Editora Cidade Berço
ISBN - 9728598572
Exemplares - 500
Nr de Páginas - 392
Janeiro de 2005

Sem comentários: