6.4.07

Salazar: moda, fascínio ou desvio de atenções?


Salazar está na moda?
Será que estão fascinados com a personalidade de Salazar?
Será que serve para desviar as atenções de casos polémicos e escandalosos para o regime democrático como são os casos da Casa Pia, do Apito Dourado ou da
Universidade Independente?
Para mim, as três situações são autênticas. Por um lado, falar e escrever sobre Salazar dá dinheiro até mais não. Se assim não fosse, porque seria que revistas e jornais e editoras não param de falar, de escrever e de publicar sobre o ex-Presidente do Conselho?

O célebre "Quem manda? Salazar, Salazar, Salazar!" continua em vigor. O leitor ávido procura Salazar que lhe é dado a contra-gosto, com (pouco) peso e (muita) medida, o quanto baste não vá dar-se algum fenómeno de multiplicação como foi o caso do concurso "Grandes Portugueses". Mas o problema é que quer Salazar quer o lucro obrigam a isso.
Mais uma prova disso mesmo, é o trabalho de Kathleen Gomes e de Adriano Miranda publicado hoje no Público.
Por outro lado, perante a classe pulhítica que nos (des)governa, todos buscam um foco, um farol que seja referência face ao caos que vivemos desde o século XIX e que só foi interrumpido pelo Miguelismo e pelo Estado Novo, os dois únicos fenómenos de uma visão e de um destino português para Portugal desde há duzentos anos.


4 comentários:

Anónimo disse...

Se esta coisa não funciona,o melhor é acabar.Estamos fartos de falhanços e falhados.

Flávio Santos disse...

Então, caro amigo, depois deste bom postal, nada?... Vamos lá a dar ao teclado!
Um abraço.

Anónimo disse...

Camarada, então, mais postais!

Saudações Nacionalistas.

Vítor Ramalho disse...

A União de Anti Fascistas não desiste de tentar impedir o aparecimento do Museu Salazar. Recorrendo a mentiras, facto a que já nos habituaram estes “defensores das amplas liberdades” lá conseguiu meia dúzia de assinaturas em Viseu. No entanto não se livraram de ouvir novamente alguns protestos, porque o povo lentamente vai acordando da longa noite “ democrática”.
Os nacionalistas vão dar a resposta a esta gentalha. No dia 28 de Abril (data em nasceu o Dr. Oliveira Salazar) vamos fazer uma concentração no Jardim Municipal de Santa Comba Dão seguida de uma romagem ao cemitério em Vimieiro.
No dia 28 pelas 14.00 horas todos a Santa Comba Dão.