13.3.07

Centenário do nascimento de Mircea Eliade

Mircea Eliade (1907-1986)

Um grande escritor e filósofo, ensaísta e historiador, de nacionalidade romena, faria hoje cem anos, aquele que foi o Adido cultural da Roménia em Lisboa, entre 1941 e 1944.
Profundo conhecedor da Cultura portuguesa e de clássicos portugueses como Sá de Miranda, Eça de Queiroz e Camões - sobre quem queria escrever um livro -. Durante a sua permanência em Portugal escreve dois livros: "Os Romenos, Latinos do Oriente" e "Salazar e a Revolução Portuguesa" onde, no último, defendia que o general Antonescu se devia inspirar no exemplo de Salazar.

Escreve o "Diário Português", sobre a sua estadia em Portugal.
Foi simpatizante do movimento fascista romeno, Guarda de Ferro, chefiado por Corneliu Zelea Codreanu.
Foi pioneiro no estudo sistemático da história das religiões do mundo.
Depois de receber a licenciatura em Filosofia na Universidade de Bucareste, em 1928, viajou para a Índia, onde viverá até 1931.
Regressou à Roménia e completou o seu doutoramento, em 1933, com a dissertação Yoga: Essai sur les origines de la mystique indienne. Nomeado professor assistente em Bucareste, entre 1933 e 1939. No início da Segunda Guerra Mundial, foi enviado como adido cultural para Londres e depois para Lisboa. Em 1945, exilou-se em Paris e deu aulas na Universidade da Sorbonne.
Morreu, aos 79 anos, em Chicago, nos Estados Unidos, onde se fixou em 1958 e se naturalizou.
Para um melhor conhecimento da sua vida e obras, recomendo a leitura de "A Provação do Labirinto".

1 comentário:

Anónimo disse...

Camarada, excelente evocação.

Saudações Nacionalistas.